UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Ayres Britto

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI

Carlos Ayres Britto tem mais de 50 anos de experiência na área jurídica e foi ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) durante o primeiro mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Profissionalmente, o sergipano de Propriá foi influenciado por seu pai, o ministro João Fernandes de Britto, que atuou como juiz em várias comarcas da região.

Em Sergipe, exerceu os cargos de consultor-geral do Estado, procurador-geral de Justiça, procurador do Tribunal de Contas e chefe do Departamento Jurídico do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (Condese). Foi presidente da Suprema Corte no biênio de 2012/2014 e fundou o escritório Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia.

Estudou na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Aracaju, na qual também tem pós-graduação em Direito Público e Privado. Possui mestrado em Direito do Estado e doutorado em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

É membro da Academia Sergipana de Letras (ASL) e da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ), em que ocupa a cadeira de número 17, e professor de graduação e pós-graduação na UFS e em outras instituições de ensino. É autor de inúmeras obras, entre as quais:

Jurisprudência administrativa e judicial em matéria de servidor público (Imprensa Oficial do Estado de Sergipe, 1978); Interpretação e aplicabilidade das normas constitucionais, em parceria com Celso Ribeiro Bastos (Editora Saraiva, 1982); O perfil constitucional da licitação (Editora ZNT, Curitiba, 1997); e Teoria da Constituição (Editora Forense, Rio de Janeiro, 2003).

UM BRASIL

Britto participou de duas entrevistas e um documentário do UM BRASIL, sendo a participação mais recente no dia 21 de março de 2017, sobre o protagonismo do Judiciário. O debate conta com a participação do coordenador de Economia Aplicada da FGV, Armando Castelar.

Veja a outra entrevista com Ayres Britto:
O desafio da Justiça em conciliar rapidez e qualidade

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Venezuela pode superar crise com uma transição pacífica de poder 

Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável

ver em detalhes
Economia e Negócios

Desafios e oportunidades para o Brasil no mercado global

Segundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar

ver em detalhes
Economia e Negócios

Por carências educacionais, países da América Latina perdem em produtividade

Economista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.

ver em detalhes

quer trazer mais razão para dentro das suas discussões? compartilhe nossos shorts. é informação na medida certa.

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail