André Lara Resende é graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutor em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), diretor do Banco Central (BC), negociador-chefe da dívida externa brasileira, assessor especial da Presidência da República no primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) e um dos integrantes da equipe econômica responsável pela elaboração e implementação do Plano Real.
Publicou, em parceria com o economista Persio Arida, o paper “Larida”, estudo científico cujas ideias serviram de base para o advento do Plano Real.
É autor dos livros Consenso e contrassenso: por uma economia não dogmática; Juros, moeda e ortodoxia – teorias monetárias e controvérsias políticas; Devagar e simples; e Os limites do possível. Com os dois últimos títulos, ganhou o prêmio Jabuti.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, André Lara Resende contesta preceitos dados como verdadeiros pela principal corrente da economia, como a de que a emissão monetária gera inflação e de que países só crescem com o orçamento equilibrado, além de criticar a falta de projetos para o desenvolvimento do País em detrimento da obsessão pelo equilíbrio fiscal. A entrevista foi ao ar no dia 7 de agosto de 2020.
Internacional
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes
Internacional
Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder
ver em detalhes
Economia e Negócios
Para Fernando Senise, sócio-executivo do escritório de advocacia Brasil Salomão, o país europeu é destino natural de quem procura a internacionalização
ver em detalhes