Cientista política.
Professora na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
Integrante do Núcleo de Pesquisa em América Latina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Nupesal-UFRGS) e da Mapeo.
Mestre e doutora em Ciência Política pela UFRGS. Graduada em Relações Internacionais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Especialista em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas pela UFRGS. Bacharel em Políticas Públicas pela UFRGS.
UM BRASIL
Em debate realizado no canal para a série sobre educação política, em setembro de 2022, Ana explica que a questão se trata, dentre outros pontos, da conscientização de que todos precisamos participar ativamente do processo democrático e entender o papel de cada um como eleitor. “É com isso que poderemos compreender a nossa motivação ao votar e participar das instituições, assim como demandar os nossos direitos coletivamente por meio de manifestações políticas, tanto partidárias quanto pelas organizações da sociedade civil.”
Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes
ver em detalhesPara Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhesPara a economista Luciana Yeung, a insegurança jurídica no Brasil cria confusão e atinge empresas e sociedade como um todo
ver em detalhes