Adriano Pires é sócio-fundador e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), consultoria especializada no setor de energia.
Foi assessor do diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).
É economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Planejamento Energético pela Coordenação de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe/UFRJ) e doutor em Economia Industrial pela Universidade Paris XIII.
UM BRASIL
Adriano Pires conversou três vezes com o UM BRASIL.
Na primeira ocasião, em dezembro de 2014, criticou o uso político de empresas públicas, mencionando as dificuldades financeiras da Petrobras e da Eletrobras, além de comentar sobre os problemas do setor de energia.
Mais recentemente, o economista afirmou que a matriz energética brasileira, por ser concentrada em usinas hidrelétricas, se tornou refém do clima. Sendo assim, defende que, para evitar períodos de escassez, se invista em outras fontes, para diversificar a produção de energia. A entrevista foi ao ar no dia 9 de julho de 2021.
Em 2025, conversou mais uma vez com o UM BRASIL. Durante a entrevista, avaliou que o Brasil pode se tornar um grande responsável pela segurança energética do mundo durante a transição. A rica matriz energética nacional se mostra uma vantagem comparativa em comparação com a de outras nações. Mas a insegurança jurídica tem sido um obstáculo para o desenvolvimento “verde”, disse o diretor.
Debate em parceria com o Instituto Ethos discute caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva
ver em detalhesNo pleito de 2026, a política externa deverá ser fator determinante, defende o pesquisador Feliciano de Sá Guimarães
ver em detalhesAgilizar a burocracia é uma questão de desenvolvimento, defende a economista Sary Levy-Carciente
ver em detalhes