UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

Especialista em energia, Adriano Pires cobra mais transparência no setor

Publicado em: 4 de dezembro de 2014

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Adalberto Piotto

O economista Adriano Pires, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura, avalia que um dos problemas na área energética é o uso político que o governo fez da empresas do segmento.

Segundo Pires, que já foi superintendente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), as decisões políticas foram priorizadas em detrimento das técnicas. “Em qualquer país desenvolvido, minimamente desenvolvido, você controla inflação com política monetária e fiscal, e não controlando a tarifa de energia elétrica e preços de gasolina e diesel”, afirma Pires.

Ele também cobra mais engajamento da sociedade, no sentido de reivindicar explicações sobre a gestão de empresas estatais e cita o caso da Petrobras, envolvida em recente escândalo de desvio de recursos e pagamento de propina, descoberto na Operação Lava Jato da Política Federal.

“A Petrobras é hoje a maior dívida de empresa petroleira do mundo. Acho que a gente tem que exigir mais transparência do governo. Afinal, se você tem duas empresas como a Eletrobras e a Petrobras, cujo acionista majoritário é o governo, isso significa que nós brasileiros somos os acionistas majoritários. Então, a gente, como sociedade, tem que aprender a exigir mais transparência do que está acontecendo.”

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Regulação pode conter os perigos das plataformas digitais e da Inteligência Artificial 

Jornalista Eugênio Bucci discute o fenômeno da desinformação na era das novas tecnologias

ver em detalhes
Entrevista

Será preciso buscar soluções para amenizar a ausência dos Estados Unidos nos acordos climáticos 

O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo

ver em detalhes
Entrevista

Insegurança jurídica é obstáculo para desenvolvimento ‘verde’

Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.