UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Murillo de Aragão

  • COMPARTILHAR

Murillo de Aragão é advogado, jornalista , cientista político e palestrante. Fundador e CEO da Arko Advice Pesquisas, a maior casa de análise política do país. Sócio fundador da MDA LAW – Murillo de Aragão Advogados e Consultores.

Formado pela Faculdade de Direito de Brasília (CEUB). É mestre em Ciência Política e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília.

É fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Legislativo, professor-adjunto da Columbia University (New York), colunista do site MIGALHAS, da revista VEJA e da revista Conjuntura Econômica da FGV. Em 2023 passou a ser conselheiro da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Foi conselheiro do CONAR – Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, membro do conselho da FIPP – Federation Internationale de la Presse Periodique; membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (governos Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer), conselheiro do Instituto Ayrton Senna, conselheiro do Instituto Serzedelo Correa do Tribunal de Contas da União, membro do Observatório dos Direitos Humanos do Conselho Nacional de Justiça e, também, conselheiro e presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

É autor dos livros “Grupos de Pressão no Congresso Nacional” (Maltese, 1992), “Reforma Política – O Debate Inadiável” (Civilização Brasileira, 2014); “Parem as Máquinas (Sulina, 2014) e Ano Zero (Abril, Veja, 2020), além de centenas de artigos.

Palestrante internacional, nos últimos trinta anos fez palestra sobre o Brasil nos principais centros financeiros do mundo e nas principais capitais do mundo. Por sua atuação intelectual e profissional foi condecorado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Defesa (Força Aérea Brasileira), pelos Governos do Estado de São Paulo e do Distrito Federal.

UM BRASIL 

Em setembro de 2024, o UM BRASIL publicou uma entrevista com Murillo de Aragão. O cientista político debateu como a supremacia do Estado e os autoritarismos tornaram o Brasil uma nação marcada pela insegurança jurídica e pela extrema burocratização da máquina pública.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Educação e Cultura

Educação básica é garlalo que trava o desenvolvimento do País

Na opinião de Anderson Correia, ex-reitor do ITA e ex-presidente da Capes, não basta apenas investir em educação superior para formar profissionais qualificados

ver em detalhes
Economia e Negócios

Sociedade deve se conscientizar sobre necessidade de reformas para destravar a economia

Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’

ver em detalhes
Internacional

Crise institucional leva ao surgimento de líderes autoritários ao redor do mundo 

Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.