Fechar

Duília De Mello

Astrônoma e astrofísica.

Consultora da Nasa, nos Estados Unidos.

Professora titular de Física na Universidade Católica da América, nos Estados Unidos.

A principal conclusão da sua tese de doutorado foi a descoberta de populações estelares jovens em galáxias do tipo elíptica, que estão acompanhadas de galáxias espirais.

Responsável pela descoberta de uma Supernova em 1997, denominada 1997D.

Também participou da descoberta das bolhas azuis (orfanatos de estrelas). Em 2013, participou também da descoberta da maior galáxia espiral do universo, a Galáxia do Condor.

Desde 2016, coordena o projeto A Mulher das Estrelas, que busca incentivar mulheres e meninas a seguir carreiras científicas.

Atuou como professora assistente na Universidade Chalmers (Suécia) e como cientista visitante na Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos). Desde 2003, é colaboradora de pesquisas na Goddard Space Flight Center da Nasa.

Graduada em Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com foco em Astrofísica Extragaláctica. Mestre na mesma área pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com especialização em Radioastronomia. Doutora pela Universidade de São Paulo (USP).

Realizou pós-doutorado no Instituto do telescópio espacial Hubble (satélite artificial não tripulado, que transporta um telescópio para luz visível e infravermelho) nos Estados Unidos.

UM BRASIL

Em entrevista ao canal, em abril de 2023, Duília aborda tópicos como o ambiente para pós-graduação e pesquisas no Brasil, a participação de mulheres na ciência e as necessidades de revisão do plano escolar e de combate às deficiências educacionais que abrem espaço para movimentos anticiência.

Mais Vistos
OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!