Marcos Mendes é economista, pesquisador associado do Insper em Políticas Públicas e referência em temas como economia do setor público, finanças públicas, política fiscal e relações federativas.
Desde 1995, atua como servidor de carreira da Consultoria Legislativa do Senado.
De maio de 2016 a dezembro de 2018, exerceu a função de chefe da assessoria especial do Ministro da Fazenda (gestões de Henrique Meirelles e Eduardo Guardia), tendo participado da concepção de diversas reformas econômicas, como a do Teto de Gastos.
Trabalhou no Banco Central (Bacen) e no Tesouro Nacional nas áreas relacionadas à dívida pública e às finanças públicas.
É autor dos livros Por que o Brasil cresce pouco? Desigualdade, democracia e baixo crescimento no país do futuro e Por que é difícil fazer reformas econômicas no Brasil?.
É doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Também tem os títulos de bacharel e mestre na mesma área pela Universidade de Brasília (UnB).
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, Marcos Mendes destaca que o País, como forma de apaziguar os conflitos sociais, viciou-se em gasto público. Contudo, o Estado chegou a uma situação-limite, porque os mecanismos por meio dos quais a despesa pública cresce estão esgotados. Além disso, o economista comenta como funcionam as emendas parlamentares e critica a adoção de práticas com recursos públicos que se esquivam do Teto de Gastos. A entrevista foi ao ar no dia 22 de julho de 2022.
Foto: Fabiano Battaglin
Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável
ver em detalhesSegundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar
ver em detalhesEconomista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.
ver em detalhes