Fechar

Roberto Dumas

Roberto Dumas Damas é professor de Economia Internacional e Economia Chinesa em diversas instituições de ensino, como Insper, Ibmec São Paulo, Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) e Saint Paul Escola de Negócios.

Também é professor convidado da China Europe International Business School (CEIBS) e da Universidade Fudan, em Xangai.

Representou, de 2007 a 2011, o banco Itaú BBA em Xangai e atuou, em 2016 e 2017, no Novo Banco de Desenvolvimento, o Banco dos Brics, na mesma cidade, nas áreas de Operações Estruturadas e Risco de Crédito.

Tem mais de 30 anos de experiência nos mercados financeiros doméstico e internacional, tendo trabalhado em instituições como UBS, Citigroup e Lloyds Bank.

É mestre em Economia pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e mestre em Economia Chinesa pela Universidade Fudan, na China, além de graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Publicou os livros Economia chinesa: transformações, rumos e necessidades de rebalanceamento do modelo econômico da China; Crises econômicas internacionais; e China × EUA: como a economia global e a geopolítica se comportarão no pós-pandemia.

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, Roberto Dumas destaca que a China, após se voltar ao setor externo, está direcionando a economia ao consumo interno e ampliando a influência no mundo por meio de organismos multilaterais criados por ela. Além disso, sinaliza que o risco de anexação de Taiwan é real e pode ocorrer em um futuro não tão distante. Contudo, aponta que sanções significativas ao país asiático podem comprometer a economia de todo o planeta. A entrevista foi ao ar no dia 14 de abril de 2022.

Mais Vistos
OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!