Fechar

Carlos Gustavo Poggio

Carlos Gustavo Poggio é pesquisador na área de Relações Internacionais, com foco em política externa dos Estados Unidos e da América Latina.

Atualmente, é professor do curso de Relações Internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

É PhD em Estudos Internacionais pela Old Dominion University (Virgínia, Estados Unidos), com título de doutor reconhecido no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP).

É mestre em Relações Internacionais pelo programa de pós-graduação San Tiago Dantas – composto por Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Relações Internacionais pela PUC-SP, onde foi professor e chefe do departamento responsável pelo mesmo curso.

É autor de dezenas de artigos publicados no Brasil e no exterior, além dos livros Brazil, the United States, and the South American Subsystem e O pensamento neoconservador em política externa nos Estados Unidos.

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, Carlos Gustavo Poggio avalia as causas e as motivações que levaram a Rússia a invadir à Ucrânia. O professor salienta que, após três décadas de supremacia norte-americana, o mundo está entrando em um novo período de multipolaridade, no qual os Estados Unidos, a Rússia e a China se posicionam como superpotências. Além disso, Poggio indica que o Brasil, por ser um país em desenvolvimento, pode extrair vantagens para si caso retome os valores diplomáticos tradicionais e não se alinhe a nenhum dos lados. A entrevista foi ao ar no dia 4 de março de 2022.

Crédito da foto: Rafayane Carvalho/Faap

Mais Vistos
OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!