UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Rosana Pinheiro-Machado

  • COMPARTILHAR

Rosana Pinheiro-Machado é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição na qual também concluiu seu doutorado em Antropologia Social.

A cientista política pesquisou durante dez anos o mercado informal e a pirataria no Brasil, na China e no Paraguai. Esse trabalho foi ganhador dos seguintes prêmios: primeiro lugar no Prêmio ABA/FORD de Direitos Humanos; melhor tese de Ciências Sociais/ANPOCS e o Prêmio CAPES de Tese.

Atualmente é professora titular visitante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, no programa de pós-graduação de Ciências Sociais. Antes disso, Rosana foi professora de Desenvolvimento Internacional na Universidade de Oxford, nos Estados Unidos.

Como escritora, desenvolveu os livros “China, Passado e Presente” e “Counterfeit Itineraries in the Global South: The human consequences of piracy in China and Brazil”.

UM BRASIL

Rosana foi entrevistada pelo UM BRASIL, quando analisou a diferente realidade dos vendedores ambulantes no Brasil e na China. Falou ainda sobre o momento político e os desafios de promover igualdade de gênero em território nacional.

O vídeo, publicado em 17 de outubro de 2017, é resultado da parceria entre UM BRASIL e o Fórum Desafio Brasil+China 2017, projeto brasileiro de desenvolvimento baseado no encontro de iniciativas, projetos e ideias de sucesso em países em desenvolvimento.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Regulação clara das novas tecnologias favorece a inovação 

Debate em parceria com o Instituto Ethos discute caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva

ver em detalhes
Entrevista

Influência das relações internacionais nas eleições será cada vez maior

No pleito de 2026, a política externa deverá ser fator determinante, defende o pesquisador Feliciano de Sá Guimarães

ver em detalhes
Economia e Negócios

Excesso de processos burocráticos traz prejuízos às empresas e ao País 

Agilizar a burocracia é uma questão de desenvolvimento, defende a economista Sary Levy-Carciente

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.