UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Política

Sempre existiu corrupção no Brasil, diz especialista da American University

Publicado em: 7 de abril de 2015

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Sempre existiu corrupção no Brasil. Uma das justificativas para o golpe militar de 1964, por exemplo, foi a necessidade de combater, de um lado, o comunismo e, de outro, a corrupção”.

A afirmação é de Matthew Taylor, professor de Ciências Políticas da American University e um dos entrevistados da série “Pensando o Brasil”, gravada pelo UM BRASIL nos Estados Unidos, no início do ano.

Taylor aponta “uma melhora paulatina e considerável ao longo dos últimos 30 anos” quanto à questão da corrupção, mas alerta para a morosidade do Judiciário. “Houve um fortalecimento, principalmente no âmbito federal, de muitas agências, instituições e da lei, mas tudo acaba enfrentando o problema da morosidade”, afirma.

O especialista cita como exemplo o tempo de julgamento do mensalão, de oito anos (de 2005 a 2013). “Se tomarmos como base o trâmite do mensalão, que pode até ser considerado rápido para a média brasileira, o escândalo atual da Petrobras deverá ter uma decisão final somente em 2022”, avalia.

Ele faz uma comparação com os Estados Unidos, onde, passados dois anos do escândalo que derrubou o presidente Nixon, os envolvidos já haviam sido condenados. A TV Folha exibe até junho uma série com 13 entrevistas, que constam do documentário “Pensando o Brasil”.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil precisa se conscientizar sobre a necessidade de reformas para destravar a economia

Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’

ver em detalhes
Internacional

Crise institucional leva ao surgimento de líderes autoritários ao redor do mundo 

Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global

ver em detalhes
Internacional

Formação política é fundamental para renovar a democracia

Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.