UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

Houve muita marquetagem, aponta Caio Blinder sobre economia brasileira

Publicado em: 16 de junho de 2015

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

“O ano de 2015 é muito sóbrio, negativo, de decepção e cobrança. O Brasil nos decepcionou outra vez […] O ponto fundamental é que houve muita marquetagem sobre o País”.

A afirmação é do jornalista Caio Blinder, que mora há mais de 20 anos em Nova Iorque, ao ser questionado sobre o olhar e as expectativas de quem vive fora do País. O documentário foi gravado no início do ano, nos Estados Unidos.

Blinder lembra a capa da revista britânica The Economist, em 2009, dedicada ao Brasil, que trazia uma montagem com o Cristo Redentor decolando, como se fosse um foguete, sob o título “O Brasil decola”.

“Houve muita marquetagem. De um lado, a visão do Brasil do pré-sal, que vai dar um salto fenomenal, a passagem de emergente a país de Primeiro Mundo em um passe de mágica, em uma década, e, de outro, uma marquetagem que eu considero ainda maior: a do economista britânico Jim O’Neill, que cunhou a expressão BRIC. Foi uma arrancada histórica desses países, impulsionada pelas necessidades de commodities da China e por um certo cansaço natural das economias maduras. Houve um momento histórico do Brasil, que foi emblemático, com a capa da Economist, com o rabo do foguete no Cristo Redentor. Nessa marquetagem, todo mundo participou da festa: o Brasil movido a commodities, a consumo e um deslumbramento, que foi do País e do exterior”, conclui.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil precisa se conscientizar sobre a necessidade de reformas para destravar a economia

Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’

ver em detalhes
Internacional

Crise institucional leva ao surgimento de líderes autoritários ao redor do mundo 

Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global

ver em detalhes
Internacional

Formação política é fundamental para renovar a democracia

Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.