UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

Competitividade brasileira depende do ajuste estrutural do Brasil

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI

ENTREVISTADOS

São inúmeras as medidas necessárias para reverter a crise econômica que tanto preocupa os brasileiros. O ajuste econômico, a reforma da previdência social e inovação da política industrial são as mudanças mais importantes, de acordo com o economista Mansueto Almeida.

“O que leva ao crescimento são instituições fortes, transparência, um setor público que funciona e boa educação”, disse o especialista, em entrevista concedida ao UM BRASIL.

Para Almeida, o ajuste econômico é inevitável, porém sua implementação tem diferentes barreiras que podem fazer com que as medidas corretas só sejam tomadas após um agravamento do quadro atual.

“A sociedade não quer contribuir com tributos em um governo que nos levou a esta situação econômica. Os mercados também não veem viabilidade de ajuste”, diz ele, que ainda menciona como agravante a dificuldade de um consenso por questões de interesse político.

Previdência

No que diz respeito à previdência social, Mansueto Almeida defende a reforma, uma vez que a projeção é de que o gasto com o sistema cresça consideravelmente nos próximos 50 anos. A reforma é a alternativa para evitar que esse crescimento resulte em aumento na carga tributária brasileira, sendo que o País já tem uma das mais elevadas do mundo.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Venezuela pode superar crise com uma transição pacífica de poder 

Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável

ver em detalhes
Economia e Negócios

Desafios e oportunidades para o Brasil no mercado global

Segundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar

ver em detalhes
Economia e Negócios

Por carências educacionais, países da América Latina perdem em produtividade

Economista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.

ver em detalhes

quer trazer mais razão para dentro das suas discussões? compartilhe nossos shorts. é informação na medida certa.

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail