Alexandre Schwartsman é sócio-diretor da Schwartsman & Associados e colunista do jornal Folha de S.Paulo.
Foi diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC) e ocupou o cargo de economista-chefe no grupo Santander Brasil e na BBA Corretora. Trabalhou como analista no Unibanco e no Grupo Pão de Açúcar.
É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos. É formado em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e em Economia pela Universidade de São Paulo (USP).
UM BRASIL
Schwartsman conversou com o UM BRASIL em três ocasiões. Na primeira vez, em 30 de março de 2016, falou sobre os erros de política econômica que levaram o País à crise, classificando a situação como “desastre épico”. No dia 4 de outubro de 2018, comentou as propostas econômicas dos candidatos que disputariam o segundo turno da eleição presidencial de 2018, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, e a incapacidade de a sociedade brasileira se organizar para resolver o problema fiscal.
Em sua terceira entrevista, em outubro de 2023, o economista avaliou que, nas últimas décadas, a expansão da carga tributária para 34% do Produto Interno Bruto (PIB) — sem conseguir deixar as contas públicas no azul — acende um alerta sobre a insistência nos erros que condenam a economia brasileira a um baixo crescimento, mais dívida, menos superávit e alta carga tributária.
Educação e Cultura
Na opinião de Anderson Correia, ex-reitor do ITA e ex-presidente da Capes, não basta apenas investir em educação superior para formar profissionais qualificados
ver em detalhes
Economia e Negócios
Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’
ver em detalhes
Internacional
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes