UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Alexandre Schwartsman

  • COMPARTILHAR

Alexandre Schwartsman é sócio-diretor da Schwartsman & Associados e colunista do jornal Folha de S.Paulo.

Foi diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC) e ocupou o cargo de economista-chefe no grupo Santander Brasil e na BBA Corretora. Trabalhou como analista no Unibanco e no Grupo Pão de Açúcar.

É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos. É formado em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e em Economia pela Universidade de São Paulo (USP).

UM BRASIL
Schwartsman conversou com o UM BRASIL em três ocasiões. Na primeira vez, em 30 de março de 2016, falou sobre os erros de política econômica que levaram o País à crise, classificando a situação como “desastre épico”. No dia 4 de outubro de 2018, comentou as propostas econômicas dos candidatos que disputariam o segundo turno da eleição presidencial de 2018, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, e a incapacidade de a sociedade brasileira se organizar para resolver o problema fiscal.

Em sua terceira entrevista, em outubro de 2023, o economista avaliou que, nas últimas décadas, a expansão da carga tributária para 34% do Produto Interno Bruto (PIB) — sem conseguir deixar as contas públicas no azul — acende um alerta sobre a insistência nos erros que condenam a economia brasileira a um baixo crescimento, mais dívida, menos superávit e alta carga tributária.

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Educação e Cultura

Educação básica é garlalo que trava o desenvolvimento do País

Na opinião de Anderson Correia, ex-reitor do ITA e ex-presidente da Capes, não basta apenas investir em educação superior para formar profissionais qualificados

ver em detalhes
Economia e Negócios

Sociedade deve se conscientizar sobre necessidade de reformas para destravar a economia

Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’

ver em detalhes
Internacional

Crise institucional leva ao surgimento de líderes autoritários ao redor do mundo 

Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.