Renato Janine Ribeiro é professor titular da disciplina de Ética e Filosofia Política da USP, membro do Conselho Consultivo de Inhotim e do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Já foi ministro da Educação, em 2015, e publicou 12 livros como autor único.
Recebeu o Prêmio Jabuti de melhor ensaio e presidiu o I Congreso de Estudiosos de Brasil en Europa, na Espanha. Entre suas publicações estão “A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil” e “A democracia e a República”.
Ribeiro foi presidente do Conselho de Ética da USP e da Comissão de Ética do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb). Ele também pertenceu à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
É formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), tem mestrado em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne, na França, doutorado pela USP e pós-doutorado pela British Library, na Grã-Bretanha.
UM BRASIL
Ribeiro conversou sobre ética, política e a importância da construção do pensamento crítico, em entrevista realizada em 24 de junho de 2016.
O debate é resultado da parceria com a Brazilian Student Association (BRASA) – grupo interdisciplinar de estudantes brasileiros residentes em várias partes do mundo. O UM BRASIL Talks reúne estudantes, jornalistas e especialistas para debater soluções para um país mais equilibrado e com crescimento sustentável.
Cada vez mais o impacto climático está afetando o mundo dos negócios. Por essa razão, a discussão acerca do tema deixa de ser “ideológica” e passa a entrar para a agenda das empresas no Brasil. É o que pensa Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade da Natura. “Todos os empresários que têm o bom senso de […]
ver em detalhesVera Monteiro, professora na FGV, acredita que a Reforma Administrativa precisa ser uma pauta permanente no Brasil
ver em detalhesSegundo Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados, a democracia depende de harmonia entre Executivo e Legislativo
ver em detalhes