UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Rafael Cortez

  • COMPARTILHAR

Rafael Cortez é graduado em Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e tem mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP).

É especialista em instituições brasileiras, política comparada e economia política, professor de Política na PUC e analista político da Tendências Consultoria, onde é responsável pela análise política.

UM BRASIL

Cortez fala ao UM BRASIL sobre o papel político do Judiciário e as tensões com os demais Poderes. Na gravação de 1º de março de 2017, o especialista fala da necessidade de entender o STF, já que a produção de políticas públicas passa por ele.

A discussão, que contou com o ex-ministro da Fazenda Maílson Ferreira da Nóbrega é uma produção UM BRASIL e Estadão em parceria com a FecomercioSP e a Tendências Consultoria Integrada.

Em julho de 2025, retornou ao UM BRASIL. Em debate ao lado de Alessandra Ribeiro, analisou o impacto da crise institucional envolvendo os três poderes e da política externa sobre a economia brasileira.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Bioeconomia desafia cultura das commodities no Brasil

Joanna Martins, sócia-fundadora da Manioca e diretora-executiva do Instituto Paulo Martins, defende que o País deve aprender a transformar recursos em valor

ver em detalhes
Entrevista

Os legados histórico e cultural de D. Pedro II

Historiador Leandro Garcia comenta relação do imperador com a literatura e critica atraso no processo de abolição

ver em detalhes
Economia e Negócios

A Amazônia brasileira é um celeiro de soluções e empresas inovadoras

Ilana Minev, presidente do Conselho de Administração da Bemol, fala sobre as oportunidades de empreendedorismo no Norte do País

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.