Rafael Cortez é graduado em Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e tem mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP).
É especialista em instituições brasileiras, política comparada e economia política, professor de Política na PUC e analista político da Tendências Consultoria, onde é responsável pela análise política.
UM BRASIL
Cortez fala ao UM BRASIL sobre o papel político do Judiciário e as tensões com os demais Poderes. Na gravação de 1º de março de 2017, o especialista fala da necessidade de entender o STF, já que a produção de políticas públicas passa por ele.
A discussão, que contou com o ex-ministro da Fazenda Maílson Ferreira da Nóbrega é uma produção UM BRASIL e Estadão em parceria com a FecomercioSP e a Tendências Consultoria Integrada.
Em julho de 2025, retornou ao UM BRASIL. Em debate ao lado de Alessandra Ribeiro, analisou o impacto da crise institucional envolvendo os três poderes e da política externa sobre a economia brasileira.
Sociedade
Para a economista Ana Toni, a COP30 uniu empresas e governos em busca de soluções e ações concretas para frear a crise do clima
ver em detalhes
Economia e Negócios
Em debate promovido pelo UM BRASIL e pelo Movimento Pessoas à Frente, Marília Ortiz e Sergio Firpo discutem o papel do Estado perante a sociedade
ver em detalhes
Sociedade
Renato Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, comenta as implicações sociais e econômicas da insegurança
ver em detalhes