Shang-Jin Wei tem mestrado e PhD em Finanças pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
Atualmente, ele é professor de Negócios e Economia Chinesa na Escola de Negócios Internacionais e Públicos da Universidade Columbia, no mesmo país.
Wei atuou como economista-chefe do Banco de Desenvolvimento Asiático e diretor-geral do Departamento de Pesquisa Econômica e Cooperação Regional.
Foi ainda diretor-adjunto, chefe da Divisão de Comércio e Investimentos do Fundo Monetário Internacional (FMI) e conselheiro do Banco Mundial. Também foi professor associado de Políticas Públicas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
É ganhador dos prêmios Sun Yefang de Contribuições Distinguidas para Economia, Zhang Peifang de Contribuições para Economia de Desenvolvimento e o Gregory Chow para o melhor trabalho de pesquisa.
UM BRASIL
Wei foi entrevistado pelo UM BRASIL para falar da economia chinesa. A entrevista integra a série que discute estratégias para o crescimento e o papel do Estado na economia, gravada em São Paulo e no Rio de Janeiro, em dezembro de 2016. Uma parceria da plataforma UM BRASIL com o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro, braço da Universidade Columbia, de Nova York.
Economia e Negócios
Vera Monteiro e Humberto Falcão discutem os desafios e os rumos da modernização do Estado brasileiro
ver em detalhes
Educação e Cultura
Na opinião de Anderson Correia, ex-reitor do ITA e ex-presidente da Capes, não basta apenas investir em educação superior para formar profissionais qualificados
ver em detalhes
Economia e Negócios
Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’
ver em detalhes