Samuel Pessôa é professor da pós-graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro (EPGE/FGV) e chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV).
Participou da organização do livro Desenvolvimento econômico – uma perspectiva brasileira.
É doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel e mestre em Física pela mesma universidade. Também é especialista em crescimento, flutuações e planejamento econômico.
UM BRASIL
O economista teve três participações no UM BRASIL, sendo uma delas em 2017. Na ocasião, debateu sobre o regime de aposentadorias. A conversa foi acompanhada pela economista Denise Gentil.
Na entrevista mais recente, realizada em fevereiro de 2024, Pessôa enfatiza que a baixa produtividade do trabalhador é o maior problema nacional e a razão do nosso subdesenvolvimento. A qualidade dos nossos marcos legais e institucionais respondem por parte disso.
Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável
ver em detalhesSegundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar
ver em detalhesEconomista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.
ver em detalhes