UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Rodrigo Zeidan

  • COMPARTILHAR

Rodrigo Zeidan é professor da New York University Shangai e da Fundação Dom Cabral.

Também é colunista do jornal Folha de S.Paulo, pesquisador sênior do Center for Sustainable Business (NYU Stern) e editor associado da Revista Brasileira de Finanças, do Journal of Sustainable Finance and Investments e do Journal of Economic Surveys.

É autor dos livros Economics of global business, O modelo dinâmico de gestão financeira (com Michel Fleuriet) e Vida de rico sem patrimônio.

Realiza pesquisas sobre tomada de decisão em finanças e economia, com foco nas áreas Internacional, Industrial, de Governança Corporativa e de Sustentabilidade.

É doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

UM BRASIL

Zeidan concedeu entrevista ao projeto UM BRASIL em outubro de 2017. O vídeo foi gravado na China durante a Conferência Brazil+China Challenge.

Na ocasião, ele criticou o engessamento do sistema financeiro nacional e defendeu alterações nas políticas do Banco Central e do BNDES. O economista ressaltou ainda que desenvolvimento econômico também depende de mudanças no comportamento da sociedade em favor da educação, do respeito às regras e da confiança mútua.

Em outra entrevista ao canal em abril de 2020, Zeidan coloca a pandemia do novo coronavírus no centro do debate e avalia o papel do governo diante das consequências dessa crise e da necessidade de uma coordenação firme do Poder Público para estabelecer políticas econômicas e sociais. O professor também elucida o modo como esse cenário afetará a sobrevivência dos negócios em todo o País, exigindo uma ação expressiva do governo para conter tais danos.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Gastos públicos no Brasil não são claros e omitem ineficiência estatal

Paulo Uebel, sócio da Ernst & Young, afirma que o Estado brasileiro precisa funcionar bem para recuperar legitimidade

ver em detalhes
Educação e Cultura

O futebol e as complexidades culturais do País

Apesar das crises e das derrotas, José Miguel Wisnik, professor na FFLCH-USP, acredita que a bola no pé é o ‘veneno-remédio’ do bresileiro

ver em detalhes
Economia e Negócios

O desafio de transformar gasto público em impacto social 

Em debate na Semana S 2026, os economistas André Portela e Marcos Mendes analisam por que o Brasil gasta muito e avança pouco em produtividade e redução da pobreza

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.