UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

André Aranha Corrêa do Lago

  • COMPARTILHAR

André Aranha Corrêa do Lago é economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ingressou no Serviço Exterior brasileiro em 1982. Foi assessor da Presidência da República, entre 1991 e 1992, quando atuou na organização da Cúpula da Terra (Rio-92). No exterior, atuou nas Embaixadas do Brasil em Madri, em Praga, em Washington, em Buenos Aires e na Missão do Brasil junto à União Europeia em Bruxelas.

Acumula experiências na área do desenvolvimento sustentável desde 2001. Foi diretor do Departamento de Energia (2008-2011) e do Departamento de Meio Ambiente (2011-2013) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Foi negociador-chefe do Brasil para mudanças climáticas e para a Conferência Rio+20. Foi embaixador do Brasil no Japão (2013-2018) e na Índia (2018-2023). Desde março de 2023, é vice-ministro de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores.

É autor de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, além de arquitetura.

Atualmente, é o presidente designado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, publicada em julho de 2025, disse que negar a importância do combate à crise climática por razões econômicas é um erro estratégico. Ele acredita que negociações da COP30 devem ampliar protagonismo brasileiro na construção de consensos sobre a crise climática. “Esta COP30 deve contribuir para que o Brasil dê um salto na direção de um novo tipo de desenvolvimento: o sustentável”, opinou.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Desigualdade no Brasil é cultural e pode ser “desinventada” 

O antropólogo Michel Alcoforado reflete sobre a influência da cultura nas marcas, nos negócios e na sociedade no século 21.

ver em detalhes
Economia e Negócios

Da informalidade à economia digital: os desafios do trabalho no Brasil 

O economista André Mancha, gerente da JOI Brasil, debate as causas e as soluções para o emprego informal no País

ver em detalhes
Economia e Negócios

Regulação clara das novas tecnologias favorece a inovação 

Debate em parceria com o Instituto Ethos discute caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.