Vera Monteiro é professora de Direito Administrativo da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP) e da Sociedade Brasileira de Direito Público (sbdp), organização sem fins lucrativos dedicada ao estudo do direito público de direito de forma multidisciplinar. É presidente do Conselho Consultivo do Movimento Pessoas à Frente.
É graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1997), Mestre em Direito Administrativo pela PUC-SP (2003), e Doutora em Direito Administrativo pela Universidade de São Paulo (USP) (2009). Também atua como advogada em São Paulo.
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, publicada em abril de 2025, Vera afirmou que convencer a população de que é preciso melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Estado é um dos obstáculos da Reforma Administrativa. Essa necessária modernização, segundo Vera, passa pela pauta fiscal, mas também aborda outras questões. “Precisamos ser capazes de ter um Estado eficiente, e isso custa. Mas será que custa de forma adequada?”, ponderou.
Em janeiro de 2026, Vera Monteiro participou de um debate promovido pelo UM BRASIL em parceria com o Movimento Pessoas à Frente. Ao lado do professor Humberto Falcão, ela debateu os caminhos para a aprovação da Reforma Administrativa.
Economia e Negócios
Patrícia Ellen, CEO da Systemiq para a América Latina e cofundadora do Instituto AYA, explica que a transição ecológica é o caminho para a resiliência econômica
ver em detalhes
Economia e Negócios
Samantha Meyer, presidente da Aide, discute a necessidade da reforma do Judiciário brasileiro
ver em detalhes
Educação e Cultura
Flávia Bravin, ‘head’ da Saber Educação, fala sobre a importância do livro na construção do pensamento crítico
ver em detalhes