Fechar
Play Video

SUS fez a maior distribuição de renda já existente no País

DEBATEDORES | Drauzio Varella

O Sistema Único de Saúde (SUS) é comumente criticado por não conseguir atender com qualidade a toda a população brasileira. Apesar dessa deficiência, o médico cancerologista Drauzio Varella afirma que o sistema é a maior revolução na história da medicina brasileira.

“Nenhum país com mais de 100 milhões de habitantes ousou oferecer saúde gratuita para todos. É o maior projeto de saúde pública do mundo responsável pela maior distribuição de renda já existente no País. O Bolsa Família é brincadeira perto do SUS. A quantidade de gente que se beneficia do SUS é superior à das pessoas que recebem o Bolsa Família. Esse aspecto da distribuição de renda ninguém discute”, enfatiza em entrevista ao UM BRASIL, iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Na entrevista feita por Renato Galeno, Drauzio Varella lembra de programas considerados sucessos internacionais como o de vacinação e de transplantes de órgãos, além de ressaltar que o sistema tem um alcance maior que a maioria da população imagina. “O problema é que a imagem do SUS é péssima por uma série de dificuldades de organização do sistema e de falta de financiamento, de modo que o contato das pessoas com o SUS é o pronto-socorro quando elas ficam doentes. A maioria que recorre a um pronto-socorro podia ter sido tratada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS)”, explica.

Além dos problemas do sistema, o médico fala de outras questões de saúde pública preocupantes – como o movimento antivacina – e dos malefícios que a possível redução do imposto do cigarro pode causar. “Esse movimento é formado por um bando de delirantes sem a menor formação científica. Eles cometem um crime [ao desestimular a vacinação infantil, principalmente nas camadas mais pobres da população]. Tinha de ter um artigo no código penal que punisse essas pessoas”, critica.

A gravação é parte da série de entrevistas fruto da parceria do canal com a Brazilian Student Association (BRASA). Outros vídeos serão publicados no canal. Acompanhe!

Mais Vistos