Fechar
Play Video

Gestão da educação deve priorizar aprendizado de qualidade do aluno, diz David Saad

DEBATEDORES | David Saad

A gestão como um todo, desde a escolar até a pública, serve para que o sistema educacional funcione adequadamente e o seu principal foco está na aprendizagem final do aluno. Essa é a opinião do diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad. Em conversa ao UM BRASIL, ele fala da importância da gestão na resolução das deficiências do sistema de ensino.

Ele ressalta, no bate-papo com a jornalista Sabine Righetti, que a falta de uma boa gestão impede o melhor uso dos recursos necessários à obtenção dos objetivos. “O olhar final tem de ser a aprendizagem de qualidade do aluno. Então, se o que você está fazendo não tem esse impacto, você tem que mudar o que está fazendo ou fazer mais coisas”, afirma Saad.

Ele destaca a importância dos indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) para avaliar a qualidade do ensino e diz que o sistema educacional deve ter mais que uma boa gestão para apresentar bons resultados.

“Se você não tiver um professor bem formado na sala de aula, não tem gestão que dê conta. Se você não tiver um professor com boas condições de trabalho, um professor motivado, não tem o que você possa fazer na gestão para resolver esse problema”, diz.

A entrevista integra a série “Federalismo e Educação no Brasil”, produzida pelo Canal UM BRASIL em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), responsável pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb).

Mais Vistos