UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Política

“É preciso valorizar a decisão do juiz de primeira instância”, diz ministro do STF

Publicado em: 2 de fevereiro de 2016

ENTREVISTADOS

A prática dos advogados brasileiros de recorrer às instâncias superiores da Justiça em Brasília tem gerado acúmulo de processos e lentidão cada vez maior no Poder Judiciário. Para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, é preciso valorizar a decisão do juiz de primeira instância, exatamente aquele que tomou ciência dos fatos locais e ouviu testemunhas que geraram o processo original.

“A descentralização da Justiça é uma das necessidades que temos hoje. O processo deve começar e, se possível, terminar nas instâncias de primeiro grau ou, no máximo, nas instâncias revisoras de segundo grau”, explica. Para atender ao volume de processos existentes no Brasil, é preciso dispor, além de recursos humanos, materiais, tecnológicos e de infraestrutura, de uma mudança cultural.

“É necessário recuperar a autoridade do magistrado de primeiro grau na ambiência de sua comunidade. O juiz não pode ser um despachante de papel, que acha que seu trabalho começa e termina dentro do gabinete. Ele deve impor respeito e autoridade de suas decisões e ser um protagonista da mudança de mentalidade da população”, acredita o ministro. Fachin não considera a Constituição brasileira complexa. “Temos um documento exemplar e produtivo. Precisamos apenas efetivá-la”, diz.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Sociedade

Complexidade dos crimes evolui mais rápido que as forças de segurança

Renato Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, comenta as implicações sociais e econômicas da insegurança

ver em detalhes
Política

Constituição de 1988 é tentativa de reparação histórica

O advogado Oscar Vilhena comenta o futuro da Reforma Política no Brasil e as raízes da corrupção

ver em detalhes
Economia e Negócios

Brasil caminha para a eletrificação e desponta no consumo de etanol

Plinio Nastari, presidente e fundador da Datagro, destaca a legislação brasileira para carros elétricos e os esforços na substituição da gasolina pelo biocombustível

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.