Fechar
Play Video

Todos precisam reaprender a diferença entre privilégios e direitos

DEBATEDORES | Lawrence Reed

A desigualdade econômica gerada por aqueles que usam suas conexões no governo para conseguir vantagens, proteção e subsídios é uma barreira que impede o progresso econômico de muitas pessoas. A afirmação do presidente da Foundation for Economic Education (FEE), Lawrence Reed, integra a discussão do UM BRASIL sobre a relação entre a desigualdade social e os privilégios advindos do Estado. A entrevista é resultado de parceria entre o canal e o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE).

Na conversa com Thaís Heredia, Reed explica a diferença entre os conceitos e diz que quanto mais uma sociedade segue no caminho do favoritismo, maior será a desigualdade.

“Eu acho que as pessoas precisam reaprender a diferença entre privilégios e direitos. Direitos são coisas que vêm para você em virtude do seu nascimento, por você ser um indivíduo único, soberano e independente. Você vem a esse mundo com certos direitos – basicamente o de viver em paz contanto qupre deixe os outros viverem em paz. O privilégio não é um direito, é algo que pode ser um favor especial só para você talvez por causa de alguma conexão política que você fez”, completa.

Reed acredita que atualmente o brasileiro estão mais receptivos às novas ideias após passar por turbulências econômicas e políticas e essa necessidade de obter respostas pode ser o gatilho para uma mudança. “Espero que os brasileiros percebam que muitos dos seus problemas vêm, em primeiro lugar, de um excesso de governo, no sentido de favoritismo político”, diz.

O presidente da FEE fala que a retirada de barreiras colocadas pelo próprio governo, como a burocracia, traria melhoras quase que instantâneas à economia brasileira. Ele defende a redução da intervenção nos mercados para aumentar as chances de a sociedade gerar riqueza e prosperidade. “Os requisitos burocráticos brasileiros para se começar um negócio e fazê-lo crescer estão entre os piores do mundo. Se você se livrar disso, verá um aumento no empreendedorismo em um período bem curto”, enfatiza.

Mais Vistos
Fique por dentro de todo conteúdo
UM BRASIL
Assina a Newsletter um Brasil