Fechar
Play Video

Competitividade brasileira depende do ajuste estrutural do Brasil

DEBATEDORES | Mansueto Almeida

São inúmeras as medidas necessárias para reverter a crise econômica que tanto preocupa os brasileiros. O ajuste econômico, a reforma da previdência social e inovação da política industrial são as mudanças mais importantes, de acordo com o economista Mansueto Almeida.

“O que leva ao crescimento são instituições fortes, transparência, um setor público que funciona e boa educação”, disse o especialista, em entrevista concedida ao UM BRASIL.

Para Almeida, o ajuste econômico é inevitável, porém sua implementação tem diferentes barreiras que podem fazer com que as medidas corretas só sejam tomadas após um agravamento do quadro atual.

“A sociedade não quer contribuir com tributos em um governo que nos levou a esta situação econômica. Os mercados também não veem viabilidade de ajuste”, diz ele, que ainda menciona como agravante a dificuldade de um consenso por questões de interesse político.

Previdência

No que diz respeito à previdência social, Mansueto Almeida defende a reforma, uma vez que a projeção é de que o gasto com o sistema cresça consideravelmente nos próximos 50 anos. A reforma é a alternativa para evitar que esse crescimento resulte em aumento na carga tributária brasileira, sendo que o País já tem uma das mais elevadas do mundo.

Mais Vistos