Fechar

Economia e Negócios

out 29, 2018

“Regulamentação do lobby, medida essencial”, por Eva Renon

Por Eva Renon

Podemos definir o lobby como um processo de conversação público-privada inserido em sociedades democráticas e seus desafios econômicos. Nesse contexto, essa atividade tanto pode contribuir para ajudar os políticos a obter um melhor senso de realidade enquanto compartilham dados quanto para promover os estreitos interesses de negócios poderosos. Portanto, a corrupção é uma manifestação desviante e criminosa do lobby, em que atores públicos e privados colocam em primeiro lugar o interesse pessoal – dinheiro para evitar que uma lei seja aprovada, a oportunidade de pagar menos impostos ou conseguir contratos públicos – desrespeitando o que poderia ser uma decisão melhor para “99%” da sociedade. Na ausência de uma regulação que promova a transparência dessa atividade, não há como distinguir a forma positiva do lobby da outra – a negativa.

No Brasil, iniciativas visando a essa regulação andam a passos lentíssimos. Um exemplo é o Projeto de Lei n.°1202/2007, apresentado pelo deputado Carlos Zarattini (PT), que tramita na Câmara dos Deputados há mais de uma década e pretende estabelecer regras para a atuação dos grupos de pressão no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal. Até o fechamento desta edição, ele aguardava na fila para votação em Plenário.

A intenção da proposta é contribuir para que a sociedade tenha mais controle sobre a atividade, limitando a conduta dos lobistas e dos servidores públicos para evitar abusos e conflitos de
interesse. Entretanto, o substitutivo da relatora, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), introduziu algumas mudanças na proposta inicial que limitam esse alcance. Uma delas foi retirar a obrigatoriedade do cadastro nacional de lobistas, que seria público e permitiria que a população pudesse ajudar no controle do exercício da atividade. O registro online e a divulgação das reuniões pelo mesmo modelo são essenciais para prevenir operações fora da lei.

Bem regulamentado e transparente, esse canal de participação seria valioso para associações empresariais menores, que, apesar de representarem o maior segmento do setor de negócios do Brasil, não estão bem representadas no processo de formulação de políticas. Por meio do lobby, sua voz poderia contrabalançar interesses mais poderosos e mais restritos, desafiando-os no Congresso. Para que isso aconteça, a regulamentação do lobby deve criar espaço para a representação política das associações empresariais menores, sem recursos e profissionalização, ao mesmo tempo que suaviza a influência de associações ou empresas maiores e mais ricas.

Como? Com registro obrigatório barato, acessível a instituições como sindicatos e associações setoriais – e proibindo-se o registro das empresas –, para evitar beneficiar as maiores em detrimento das menores. A ampla divulgação das reuniões deve informar qual lobista participa de eventos informais na preparação das comissões (workshops); qual lobista fica em cada comissão; se o lobista foi convidado pelos legisladores para contribuir como representante da sociedade ou se ele pediu para participar. Essas medidas reduzem custos para governos e pequenas associações e tornam os dados amplamente disponíveis para acadêmicos e público em geral.

Esse também poderia ser um canal importante para os sindicatos patronais locais, enfraquecidos com a Reforma Trabalhista (Lei n.º 13.467/2017), que tornou as contribuições financeiras das empresas opcionais. Entidades representativas dos setores econômicos, como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) poderiam organizar cursos de capacitação para articular demandas setoriais claras e realizar monitoramento legislativo.

*Eva Renon é doutoranda em Ciências Políticas na University College London (UCL), Instituto das Américas
Artigo publicado na revista Problemas Brasileiros, edição especial de setembro de 2018.

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!