Fechar

Sustentabilidade

nov 21, 2018

Empreendedorismo sustentável é possível e pode ser lucrativo

Gerar riquezas de forma sustentável é criar produtos e negócios que levem em consideração o desenvolvimento responsável do meio social e ambiental. Seguindo essa premissa, é importante disseminar o pensamento de que sustentabilidade pode ser um negócio viável e rentável.

Em entrevista ao UM BRASIL, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), professor emérito da USP e presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg, ressalta, inclusive, que o “desenvolvimento sustentável é uma área de interesse do comércio”.

Existem inúmeras maneiras de trabalhar com sustentabilidade. O diretor técnico do Grupo Ambipar, Gabriel Estevam, por exemplo, encontrou uma alternativa para agregar valor à casca de camarão. “Desenvolvemos uma espécie de farinha que pudesse produzir rações para cães e gatos”, lembra. Já o CEO da Brasil Health Service (BHS), José Francisco Roxo, investiu no sistema de logística reversa de medicamentos no qual a pessoa leva o medicamento até a farmácia e este é enviado para a incineração. Os dois projetos foram vencedores de edições anteriores do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade.

Enquanto cientistas e pesquisadores buscam desenvolver projetos inovadores e rentáveis na área, no aspecto público, a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira alerta para os descompassos da atual agenda ambiental do País.

Ela cita o caso da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), área com mais de 4 milhões de hectares, entre os Estados do Amapá e do Pará, que teve a extinção revogada após ser alvo de críticas de ambientalistas e de outros setores da sociedade. Izabella afirma que o Brasil não pode dar sinais contraditórios com relação ao desmatamento. “Toda decisão tomada hoje está determinando o futuro que nós vamos ter. É isso que está na pauta. Porque nós não podemos mais errar.”

No debate realizado pelo UM BRASIL, o secretário-executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl, ressalta que as crises política e econômica passam, mas a climática permanece. “Deveríamos progredir no sentido de sustentabilidade nos seus três pilares: social, ambiental e econômico em equilíbrio”, mas o “meio ambiente virou moeda de troca hoje por votos no Congresso para proteção do governo federal”, critica.

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!