Fechar

Amyr Klink

Amyr Klink é navegador, palestrante, escritor e empreendedor.

Aos dez anos, em Paraty (RJ), comprou a sua primeira canoa, iniciando uma coleção que ultrapassa 30 embarcações.

Em 1983, terminou a construção de seu primeiro barco, o IAT, com o qual fez, no ano seguinte, a primeira travessia solitária a remo do Atlântico Sul – da Namíbia, na África, até a praia da Espera, na Bahia.

Em 1986, realizou a primeira de suas 15 viagens à Antártica. Três anos depois, estreou como velejador a bordo do barco Paratii em uma viagem solitária de 642 dias, passando sete meses e meio imóvel em uma invernagem antártica.

Em 1998, mais uma vez a bordo do Paratii, iniciou o Projeto Antártica 360 Graus, em que faz a circunavegação polar pela rota mais difícil.

Concluiu a construção do Paratii 2, o mais moderno veleiro já feito no Brasil, em 2001. De dezembro de 2003 a fevereiro de 2004, refez a circunavegação polar, dessa vez com uma tripulação de cinco homens.

É sócio do Museu do Mar, em São Francisco do Sul (SC), e autor dos livros Cem dias entre céu e mar, Paratii entre dois pólos, As janelas do Paratii, Mar sem fim e Linha d’água.

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, em parceria com a Expert XP 2018, Amyr Klink falou sobre o potencial empreendedor do brasileiro, novos valores sociais com o advento da economia compartilhada e sua disposição para ter uma vida menos centrada na acumulação de bens. A entrevista foi ao ar no dia 25 de setembro de 2018.

Mais Vistos