UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Política

“Operação Lava Jato tenta fazer terapia de choque no Brasil”, diz Danilo Limoeiro

  • COMPARTILHAR
Publicado em: 8 de agosto de 2016

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Humberto Dantas

Os desdobramentos da Operação Lava Jato devem causar profundas transformações na política e na sociedade brasileira, para o doutorando em ciência política pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Danilo Limoeiro.

“A Operação Lava Jato está tentando fazer um choque externo no sistema político brasileiro para levar a sociedade de um equilíbrio para outro”, afirmou, em entrevista ao UM BRASIL. Segundo Limoeiro, se, por enquanto, os efeitos da investigação são negativos, impactando o sistema político e a economia, os benefícios da operação devem aparecer com o tempo.

“O Brasil está fazendo algo que nenhum outro país na mesma faixa de desenvolvimento está. A terapia de choque de combate à corrupção não é vista na Argentina, no México, na África do Sul. Talvez estejamos dando um passo atrás em um processo doloroso para darmos dois ou três passos à frente em alguns anos”.

Na avaliação de Limoeiro, a Lava Jato pode deixar dois legados: mudar as regras do jogo político e levar a sociedade para mais perto do Judiciário, o mais fechado dentre os três poderes do sistema democrático.

“Mudando as regras do jogo, para conseguir um contrato com a administração pública você não tem que dar uma propina, mas sim uma boa proposta. E quem está julgando essa proposta não tem nenhuma outra expectativa de benefício pessoal”, afirma Limoeiro.

“Nesse processo de transformação da sociedade brasileira, um próximo passo é pôr um pouco mais de luz no Judiciário”.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Transição energética precisa ser viável economicamente 

Pragmatismo é necessário para transformar modelo brasileiro de energia e atrair investidores, opina Rafaela Guedes, ‘senior fellow’ do Cebri

ver em detalhes
Entrevista

Ao criarem sistema regulador do comércio mundial, os Estados Unidos não previam a ascensão da China 

Com a entrada na OMC, gigante asiático começou a dominar os mercados globais, explica Tanguy Baghdadi

ver em detalhes
Educação e Cultura

Educação precisa acompanhar revolução tecnológica 

Pedro Santa-Clara, diretor do TUMO Portugal, acredita que a sociedade ainda segue um modelo educacional que remete ao fim do século 18

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.