“Gestão pública precisa atuar junto da iniciativa privada”, analisa Regina Célia Esteves de Siqueira
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
Ainda muito fechada em si, a gestão pública no Brasil tem o desafio de trabalhar conjuntamente com o empresariado e a sociedade civil para elevar o nível de eficiência dos serviços destinados à população. É o que diz a diretora-presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira.
“Ter um processo da iniciativa privada sendo oferecido para a gestão pública é comum. O difícil é fazer com a gestão pública. Esse é o modelo que a sociedade espera e que tem que acontecer”, diz Regina em entrevista ao UM BRASIL. De acordo com a diretora-presidente da Comunitas, há um choque entre as perspectivas de investimentos realizados no campo privado e na área pública.
Enquanto uma está de olho no longo prazo, a outra se volta para o que foi feito e o que pode ser entregue no período até a próxima eleição. “A iniciativa privada está sempre pensando no futuro. A gestão pública tem primeiro um planejamento olhando para o retrovisor, para as coisas que aconteceram e como ela reage ao presente. E, quando pensa no futuro, é no período de gestão daquele governo. É um planejamento de governo, e não de Estado”, afirma Regina.
Além disso, ela diz que o setor público precisa rever a formação e a participação dos servidores no processo de desenvolvimento de novas políticas públicas. “A valorização e a formação do servidor, em diversas políticas, é um ponto que tem sido esquecido. Não se fala em promover grandes mudanças na gestão pública sem desconsiderar o engajamento desse quadro”.
ENTREVISTADOS
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Internacional
Formação política é fundamental para renovar a democracia
Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder
ver em detalhes
Economia e Negócios
Os obstáculos e as possibilidades dos brasileiros em Portugal
Para Fernando Senise, sócio-executivo do escritório de advocacia Brasil Salomão, o país europeu é destino natural de quem procura a internacionalização
ver em detalhes
Economia e Negócios
Brasil precisa construir pontes, e não escolher lados
Economista Marcos Troyjo fala sobre as oportunidades para o País no jogo geopolítico
ver em detalhes