UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Educação e Cultura

Fazer reforma educacional é um propósito moral

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI
Publicado em: 15 de junho de 2018

ENTREVISTADOS

Fazer uma reforma educacional no Brasil para que as futuras gerações tenham boas formações é mais do que uma necessidade, é um propósito moral. Essa é a visão do educador e pesquisador britânico Michael Barber.

“O século 21 é uma era fantástica para os que tiveram uma boa educação e um lugar assustador para os que não tiveram. Os subempregos estão desaparecendo, e quando existem, pagam muito pouco”, explica o especialista em debate promovido pelo UM BRASIL.

A conversa contou com a participação do jornalista Leandro Beguoci, da professora de Estudos Organizacionais, Poder e Política Organizacional e Decisão e Negociação do Insper, Patrícia Tavares, e do gerente de políticas públicas educacionais da Fundação Lemann, David Boyd.

Barber, que participou de reformas em diferentes áreas no Reino Unido, entende o desafio de implementar um novo currículo nacional em um país extenso e com uma série de diferenças regionais como o Brasil.

Para ele, embora a configuração brasileira dificulte a implementação de políticas universais sob um ponto de vista federal, a diversidade de Estados e cidades permite que novos modelos sejam postos em prática.

Como exemplos, ele cita a redução da taxa de homicídios em Pernambuco e a reforma educacional feita em Minas Gerais. “Seja o que estiver acontecendo no Brasil como um todo, sempre haverá uma cidade ou um Estado que está fazendo um trabalho fantástico. É um experimento constante”, diz.

O pesquisador e também fundador e presidente da Delivery Associates, empresa de consultoria que trabalha com governos e outras organizações para gerar melhores resultados para os cidadãos, diz que há várias formas de mudar políticas públicas com base em sistemas federais. Uma delas é por meio de ações do governo, e outra é quando alguns Estados e países mostram um caminho e os demais tentam segui-lo. “São todos aspectos positivos da diversidade”, aponta Barber.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Educação e Cultura

Cuidar da primeira infância é o caminho para desenvolver o País

Segundo a médica Vera Cordeiro, do Instituto Dara, combater desigualdades passa por garantir atenção, dignidade e direitos às crianças

ver em detalhes
Entrevista

Brasil precisa renovar a agenda do debate público

Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes

ver em detalhes
Entrevista

Desafios da geopolítica mundial: democracia, eleições e comércio

Para Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail