Adriano Pires é sócio-fundador e diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), consultoria especializada no setor de energia.
Foi assessor do diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).
É economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Planejamento Energético pela Coordenação de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe/UFRJ) e doutor em Economia Industrial pela Universidade Paris XIII.
UM BRASIL
Adriano Pires conversou duas vezes com o UM BRASIL.
Na primeira ocasião, em dezembro de 2014, criticou o uso político de empresas públicas, mencionando as dificuldades financeiras da Petrobras e da Eletrobras, além de comentar sobre os problemas do setor de energia.
Mais recentemente, o economista afirmou que a matriz energética brasileira, por ser concentrada em usinas hidrelétricas, se tornou refém do clima. Sendo assim, defende que, para evitar períodos de escassez, se invista em outras fontes, para diversificar a produção de energia. A entrevista foi ao ar no dia 9 de julho de 2021.
Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes
ver em detalhesPara Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhesPara a economista Luciana Yeung, a insegurança jurídica no Brasil cria confusão e atinge empresas e sociedade como um todo
ver em detalhes