UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Educação e Cultura

Educação transcende a escola e deve ser estimulada por diferentes instituições

Publicado em: 28 de setembro de 2022

MEDIAÇÃO

Humberto Dantas

Enxergar a política como representação da democracia e estimular o debate de temas pertinentes à sociedade no processo eleitoral fazem parte do método educacional. E esta missão tem sido cumprida de forma crescente e contundente por diferentes instituições. Duas delas estão representadas pelos participantes do segundo debate da série sobre educação política, produzida pelo Canal UM BRASIL – uma realização da FecomercioSP – em parceria com o Movimento Voto Consciente.

Para Corina Castro, uma das diretoras do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) de servidores da Câmara, fundado em 1997, a educação política tem como objetivo melhorar a relação entre os envolvidos – o povo e seus representantes –, meta esta que tem sido atingida por muitas escolas legislativas.

“Existe uma pressão pela participação da juventude em geral [na política], ao mesmo tempo que essa juventude cobra por este espaço. Isso se deve, talvez, a um processo gradual de amadurecimento da nossa sociedade”, diz Corina. “Vale lembrar que a educação transcende a escola. Ela se dá nas ruas, nas praças, nas comissões etc.”, completa.

Neste sentido, José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), destaca o Programa de Educação Política, implementado em 2018 com apoio do Sistema OCB e de cooperativas paranaenses. O programa busca conscientizar cooperativados, funcionários e colaboradores a respeito da importância da participação nas eleições.

“A OCB [Organização das Cooperativas do Brasil] levou o programa para outros Estados, e vários já estão iniciando o caminho que fizemos há alguns anos. Torço para que outras entidades da sociedade também se interessem pela educação política, porque, assim, vamos mudar o Brasil e a democracia para melhor”, explica Ricken.

Educação política

A série sobre educação política é composta por um conjunto de cinco debates com empresários, gestores organizacionais, cooperativas, Organizações Não Governamentais (ONGs), órgãos públicos e especialistas da área para conhecer a maneira como este universo estimula as pessoas a se envolverem com os processos representativos de forma mais informada e compromissada com o exercício da cidadania.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Desigualdade no Brasil é cultural e pode ser “desinventada” 

O antropólogo Michel Alcoforado reflete sobre a influência da cultura nas marcas, nos negócios e na sociedade no século 21.

ver em detalhes
Economia e Negócios

Da informalidade à economia digital: os desafios do trabalho no Brasil 

O economista André Mancha, gerente da JOI Brasil, debate as causas e as soluções para o emprego informal no País

ver em detalhes
Economia e Negócios

Regulação clara das novas tecnologias favorece a inovação 

Debate em parceria com o Instituto Ethos discute caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.