UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Educação e Cultura

Educação transcende a escola e deve ser estimulada por diferentes instituições

  • COMPARTILHAR
Publicado em: 28 de setembro de 2022

MEDIAÇÃO

Humberto Dantas

Enxergar a política como representação da democracia e estimular o debate de temas pertinentes à sociedade no processo eleitoral fazem parte do método educacional. E esta missão tem sido cumprida de forma crescente e contundente por diferentes instituições. Duas delas estão representadas pelos participantes do segundo debate da série sobre educação política, produzida pelo Canal UM BRASIL – uma realização da FecomercioSP – em parceria com o Movimento Voto Consciente.

Para Corina Castro, uma das diretoras do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) de servidores da Câmara, fundado em 1997, a educação política tem como objetivo melhorar a relação entre os envolvidos – o povo e seus representantes –, meta esta que tem sido atingida por muitas escolas legislativas.

“Existe uma pressão pela participação da juventude em geral [na política], ao mesmo tempo que essa juventude cobra por este espaço. Isso se deve, talvez, a um processo gradual de amadurecimento da nossa sociedade”, diz Corina. “Vale lembrar que a educação transcende a escola. Ela se dá nas ruas, nas praças, nas comissões etc.”, completa.

Neste sentido, José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), destaca o Programa de Educação Política, implementado em 2018 com apoio do Sistema OCB e de cooperativas paranaenses. O programa busca conscientizar cooperativados, funcionários e colaboradores a respeito da importância da participação nas eleições.

“A OCB [Organização das Cooperativas do Brasil] levou o programa para outros Estados, e vários já estão iniciando o caminho que fizemos há alguns anos. Torço para que outras entidades da sociedade também se interessem pela educação política, porque, assim, vamos mudar o Brasil e a democracia para melhor”, explica Ricken.

Educação política

A série sobre educação política é composta por um conjunto de cinco debates com empresários, gestores organizacionais, cooperativas, Organizações Não Governamentais (ONGs), órgãos públicos e especialistas da área para conhecer a maneira como este universo estimula as pessoas a se envolverem com os processos representativos de forma mais informada e compromissada com o exercício da cidadania.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil encontra dificuldade para gerar receita acima dos gastos 

Para Silvia Matos, do ‘Boletim Macro IBRE’, País está no negativo há mais de dez anos

ver em detalhes
Internacional

Brasil e mundo vivem uma nova era geopolítica e tecnológica 

De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”

ver em detalhes
Economia e Negócios

Na reforma do Estado brasileiro, foco deve estar no cidadão e no controle de gastos 

Segundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.