“É preciso criar possibilidades para um Estado menor e mais eficiente”, diz presidente da Riachuelo
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
Recuperar a competitividade é o grande desafio do Brasil. O presidente da rede varejista Riachuelo, Flávio Rocha, acredita que existe espaço para uma reforma tributária que contribua para o desenvolvimento de um Estado mais eficiente. “As únicas fórmulas da prosperidade são a democracia e o livre mercado. Esse binômio poderá trazer resultados rápidos e mudanças de rumo”.
Durante entrevista à plataforma UM BRASIL, o administrador de empresas analisou o cenário político-econômico do País e falou sobre a urgência em reduzir os gastos públicos. “É preciso rever contas e criar possibilidades para um Estado menor, que caiba no orçamento”.
Segundo levantamento do Banco Mundial, o Brasil integra a lista dos vinte piores ambientes de negócios do mundo. “Em termos de atratividade de investimentos, estamos ao lado de países como Venezuela, Argentina e Coreia do Norte. Temos que reverter esse quadro em benefício da sociedade, pois, com o retorno do investimento, aumenta-se a demanda por mão de obra, e as condições de trabalho irão melhorar”.
Para Rocha, o momento pede maior protagonismo do empresariado. “O centro locomotivo para a mudança é a empresa privada. O empresário precisa sair da zona de conforto, defender seus interesses e o livre mercado. O Brasil tem uma classe empresarial capaz de ocupar seu espaço com muitas vantagens”. Otimista, o CEO também falou sobre o mercado do varejo e disse ser possível, em um curto período de tempo, resgatar a confiança do investidor e do consumidor. “Essa é a gênese de todas as mudanças que precisamos”.
ENTREVISTADOS
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Internacional
Crise institucional leva ao surgimento de líderes autoritários ao redor do mundo
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes
Internacional
Formação política é fundamental para renovar a democracia
Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder
ver em detalhes
Economia e Negócios
Os obstáculos e as possibilidades dos brasileiros em Portugal
Para Fernando Senise, sócio-executivo do escritório de advocacia Brasil Salomão, o país europeu é destino natural de quem procura a internacionalização
ver em detalhes