Fechar

Economia e Negócios

ago 28, 2018

Especialistas analisam as mudanças no mercado de trabalho

O número de brasileiros que desistiram de procurar emprego no País chegou a 4,8 milhões de pessoas no segundo trimestre deste ano, considerado o maior contingente de “desalentados” desde 2012, conforme os dados divulgados neste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as principais razões definidas pelo instituto, estão: não conseguir trabalho adequado; não ter experiência ou qualificação; ser considerado muito jovem ou idoso; e a não existência de trabalho no local em que residia. Ainda segundo a pesquisa do IBGE, falta trabalho para 27,6 milhões de brasileiros.

Esses resultados mostram a necessidade de algumas mudanças em relação ao emprego no País, já abordadas por especialistas entrevistados pelo UM BRASIL.

A legislação que regula o trabalho no Brasil, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), foi criada na década de 1940 para facilitar a industrialização do País, cuja economia era até então concentrada no setor agrário. “Ela [a CLT] foi muito detalhista em um mundo que não existe mais e partia de uma concepção já ultrapassada naquele momento porque desconsiderava o conflito entre o trabalho e o capital”, explica o economista, professor da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Hélio Zylberstajn.

Segundo Zylberstajn, a Reforma Trabalhista – em vigor desde 11 de novembro de 2017 – não foi feita para criar empregos, mas para tirar inúmeras incertezas e diminuir a insegurança jurídica, o que contribui para uma melhor fluidez do mercado de trabalho.

Além disso, a CLT vai na contramão dos que desejam os jovens talentosos. É o que aponta o vice-presidente de negócios de O Boticário, André Farber: “O mundo atual é o mundo dos talentos, onde as pessoas querem liberdade, onde elas querem trabalhar a hora que puderem, de onde quiserem, com flexibilidade. Os talentos exigem isso, mas, de acordo com a legislação, temos de ter a hora para entrar, a hora para sair, a hora correta do almoço, sem flexibilidade”.

Com o mundo cada vez mais tecnológico, o chefe de Estudos de Ciência e Tecnologia do Fórum Econômico Mundial, Thomas Philbeck, analisa que a quarta revolução industrial é um novo capítulo do desenvolvimento humano, com um conjunto de habilidades que vai permitir que as pessoas colaborem e trabalhem juntas.

“As habilidades são cognitivas no sentido de se poder olhar, questionar, entender e sintetizar informações. Outros tipos de habilidades, como colaboração e formação de equipe, serão muito importantes, pois essas tecnologias não vão funcionar graças à inteligência de uma única pessoa. É necessária toda uma equipe para isso”, conclui.

Fique informado sobre os principais temas da atualidade em nosso site.

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!