Fechar

Economia e Negócios

set 13, 2019

Entrevistados do UM BRASIL falam sobre os desafios de empreender no País

Um desafio e uma oportunidade. É assim que os empreendedores enxergam a atividade que exercem no Brasil, ambiente com grande mercado consumidor e obstáculos na mesma proporção. Os principais problemas e as possíveis solução nesse cenário são apontados por diversos entrevistados do UM BRASIL, iniciativa mantida pela FecomercioSP.

Nas conversas, executivos e especialistas em temas que afetam a rotina empresarial falam da complexidade tributária, do excesso de tributos e da burocracia e da (má) qualidade do ambiente de negócios brasileiro. Essa conjuntura justifica a 109ª posição no relatório Doing Business, ranking global do Banco Mundial que avalia as leis e regulações que facilitam ou dificultam as atividades das empresas em mais de cem países.

Os avanços nesses sentidos são possíveis de serem alcançados com agendas de reformas, como a da Previdência e a de simplificação tributária, ambas defendidas pela FecomercioSP.

Enquanto as reformas necessárias não são efetivadas, as empresas buscam prosperar e gerar empregos e renda. “O empresário aprende a trabalhar e a sobreviver nessa selva. O maior empregador do Brasil não é o Estado nem as multinacionais, mas os micros e pequenos empresários”, afirma o fundador da rede de escolas de inglês Wise Up, Flávio Augusto da Silva.

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!