Fechar

Educação e Cultura

jan 11, 2019

Entrevistado do UM BRASIL está entre os 50 melhores educadores do mundo

O brasileiro Jayse Ferreira, professor de Educação Artística na Escola de Referência Frei Orlando (EREM), em Itambé, Pernambuco, está na lista final dos 50 melhores educadores do mundo no Global Teacher Prize, considerado o “prêmio Nobel da educação”.

Ele foi entrevistado pelo UM BRASIL em 2016 para falar sobre práticas inovadoras em escolas públicas brasileiras. Na época, Ferreira já havia sido escolhido como o melhor docente do Brasil na categoria “Ensino médio” no 8º Prêmio Professores do Brasil e ganhou o prêmio com o projeto Eu Sou uma Obra de Arte: Etnias do Mundo.

O educador está na lista da Global Teacher Prize por desenvolver projetos que envolvem filmes e ensaios fotográficos e têm a participação dos alunos e da comunidade. Os estudantes foram incentivados a escrever curtas-metragens, e o resultado final foi exibido para os moradores da cidade de Itambé, local conhecido pela violência e pobreza. Como resultado, a evasão escolar diminuiu e as inscrições em universidades aumentaram entre os alunos do ensino médio.

Ferreira foi selecionado entre mais de 10 mil candidatos de 179 países de todo o mundo. A próxima etapa ocorre em fevereiro de 2019, quando a Academia do Prêmio Global de Professores anunciará os dez finalistas. A entrega do prêmio de US$ 1 milhão será em março, em Dubai, nos Emirados Árabes.

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!