Fechar

Economia e Negócios

out 22, 2019

Edição em quadrinhos da “PB” marca presença no MIS

A edição em quadrinhos da revista Problemas Brasileiros (PB) foi um dos destaques da feira DES.GRÁFICA, realizada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), no último fim de semana (19 e 20 de outubro), em São Paulo. A feira reuniu dezenas de publicações que primam pela ousadia e experimentação nos projetos gráficos.

A edição especial da PB fez uma imersão na Câmara dos Deputados e traçou o perfil de 10 parlamentares em primeiro mandato, mostrando como eles estão encarando as pautas em discussão no Congresso. A inovação foi contar essas narrativas por meio do uso da linguagem em quadrinhos, marcada pelo impacto visual.

O resultado desta edição é um retrato da dinâmica do poder e da renovação do Legislativo. A seleção dos personagens seguiu critérios como: o tamanho da bancada partidária; eleitos provenientes das cinco regiões do País; e parlamentares dos dois partidos que registraram maior aumento de votação (considerando a soma dos eleitos): o Novo e o PSOL.

O processo envolveu a colaboração de jornalistas em São Paulo e em Brasília, tanto para a apuração do conteúdo quanto para a elaboração dos roteiros em quadrinhos das entrevistas de cada parlamentar. A produção da revista teve a participação do jornalista especializado no formato, Alexandre De Maio, que tem mais de 50 publicações em quadrinhos e foi indicado ao prêmio Jabuti por seu livro Raul (Editora Elefante) neste ano.

Durante a feira, De Maio falou sobre os desafios do processo de produção da revista. “Para uma edição como essa, que retrata a política, o desafio se dá em levar o leitor para dentro daquele ambiente, e isso vai além de uma entrevista – foi importante destacar o gabinete e os locais de pouco acesso para as pessoas. Esse trabalho envolve retratar com precisão desde o rosto dos políticos, seus gestos, e ainda conseguir transportar da melhor forma a personalidade nos detalhes do desenho”, conta. Além do perfil dos parlamentares, a edição especial traz ainda artigos sobre a interação entre os três poderes e sua relação com a mídia e a sociedade.

Premiada

A PB é editada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Para esta edição exclusiva, contou com a parceria do UM BRASIL, uma iniciativa da Federação.

Neste ano, o projeto editorial da Revista Problemas Brasileiros venceu a etapa regional do Prêmio Aberje 2019 na modalidade Mídia Impressa e é finalista na mesma categoria na disputa nacional.

Você encontra a PB nas melhores bancas e livrarias. Acesse nossas redes para mais detalhes dessa edição.

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!