Revista “Problemas Brasileiros” promove debate sobre educação na Livraria Cultura
A revista Problemas Brasileiros (PB) promoveu em parceria com o UM BRASIL um debate sobre educação na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, no último dia 18. A publicação, em circulação desde 1963, debate questões de interesse nacional e tem na edição de número 448 textos relevantes sobre o tema, além de entrevistas com especialistas.
Docentes e interessados pelo assunto marcaram presença no encontro que foi gravado pelo UM BRASIL e deve ser disponibilizado em breve pelo canal. Os papéis da escola e do professor na formação do cidadão e no desenvolvimento da sociedade do século 21 foram discutidos em um encontro aberto ao público.
Para a jornalista especialista em educação, entrevistadora do UM BRASIL e colaboradora desta edição especial da PB, Sabine Righetti, o momento para questionamentos é oportuno pois passamos por um período de mudanças na estrutura do sistema educacional. Sabine enfatiza que, atualmente, fala-se sobre a reforma do ensino médio e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e existe uma preocupação com o alto índice de evasão das escolas e como inserir atividades curriculares que estimulem as habilidades socioemocionais dos estudantes.
“Talvez o tema ‘educação’ tenha mais importância agora por causa das várias alterações a caminho. Estamos olhando para os problemas da educação brasileira e pensando em redirecionamento. Por isso precisamos debater”, defende.
A pedagoga atuante há 38 anos na área como professora do ensino superior e das redes estadual de ensino de São Paulo e municipal de Santos, no litoral paulista, Lígia Di Bella, assistiu ao debate, que teve as participações da CEO do Ensina Brasil, braço brasileiro do programa norte-americano Teach for All, Erica Butow; do autor do livro País mal educado, Daniel Barros ; e do diretor do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, professor Herbert Gomes da Silva. Ao fim da conversa, a plateia pôde fazer perguntas aos participantes. “A conversa foi rica no sentido de abarcar diversos pontos conflitantes da educação que precisam ser discutidos”, diz Lígia.
A professora de inglês da rede pública de ensino há 18 anos Margarida Paula lembra que o espaço para esse tipo de troca de ideias é pequeno dentro das escolas e que os convidados conseguiram expor a realidade enfrentada pelos professores em sala de aula. “Todos falam sobre educação, mas só quem trabalha diariamente na área conhece os desafios e sabe o que é preciso transformar”, aponta.
Editada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a revista Problemas Brasileiros está à venda nas melhores bancas e livrarias do País.
CONTEÚDOS RELACIONADOS

UM BRASIL inaugura parceria com Movimento Pessoas à Frente
Colaboração deu origem a um debate sobre supersalários e os principais desafios da agenda de modernização do Estado
ver em detalhes
Entidades e especialistas defendem reforma para modernizar Estado e reduzir gastos
Principais nomes da agenda da transformação da administração pública trataram do assunto no Canal UM BRASIL
ver em detalhes
Senior fellow do Cebri debate os desafios da transformação do modelo energético no País
Em entrevista ao UM BRASIL, Rafaela Guedes afirma que novo modelo verde deve ser economicamente viável
ver em detalhes