Professor da Uepa fala dos desafios econômicos e sociais da Amazônia
A Revista Problemas Brasileiros e o Canal UM BRASIL – ambas realizações da FecomercioSP – publicaram nesta sexta (14) uma entrevista inédita com Marco Antônio Silva Lima, doutor em Desenvolvimento Socioambiental e professor na Universidade do Estado do Pará – UEPA.
Sobre os desafios econômicos e sociais da Amazônia, o professor lembra que a região abrange nove Estados brasileiros e é repleta de contextos sociais e econômicos diversos. Portanto, não se trata de um bloco homogêneo. “Existem, na verdade, economias amazônicas”, explica.
Em relação ao desenvolvimento econômico da região, ela afirma que o País precisa avançar na produção e na aplicação de ciência no setor de minérios. “Esse conhecimento deve ser transformado em inovação, em capacidade de gerar produtos de alto valor agregado”, resume.
Na sua opinião, dentre os maiores desafios atuais da Amazônia, destaca-se o avanço da informalidade no mercado de trabalho – que chega a 60% no Estado paraense – e do crime organizado, principalmente em atividades como a grilagem e o garimpo ilegal.
A conversa, mediada por Mônica Sodré, foi gravada em Belém do Pará, no evento Encontros COP30 | Clima, Impacto & Mercado, uma realização da Problemas Brasileiros e da FecomercioSP, em parceria com a Casa Balaio – Além Belém, que contou com os apoios da Aberje e do UM BRASIL.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
ESG
Professor da Uepa fala dos desafios econômicos e sociais da Amazônia
Sem conhecimento científico, os recursos naturais não viram riqueza, defende Marco Antônio Silva Lima
ver em detalhes
ESG
Sócia-fundadora da Manioca defende que o País aprenda a transformar recursos em valor
De acordo com Joanna Martins, a bioeconomia desafia cultura das commodities no Brasil
ver em detalhes
Notícias
UM BRASIL leva ao Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica debate sobre abertura comercial e desafios do protecionismo
Painel examina como a retração comercial e o populismo afetam o ambiente de negócios na América Latina
ver em detalhes