dez 09, 2020

Thiago Aragão – EXAME

THIAGO DE ARAGÃO

A conversa que o canal UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, teve com o cientista político Thiago de Aragão, pesquisador do Center for Strategic and International Studies, nos Estados Unidos, foi pauta da revista Exame, destacando a sua percepção de que a corrida pelas vacinas contra o covid-19 também vai impactar nas relações entre os países daqui para a frente.

Mais do que isso, o periódico aborda o fato de que “a busca por um imunizante contra o coronavírus trouxe um elemento interno, em que populações criaram aversões à vacina de alguns países”, diz uma parte da reportagem.

Na conversa com Renato Galeno, Thiago de Aragão argumenta que a distribuição das vacinas pode ter dois efeitos: de um lado, é capaz de deixar tensões entre países mais amenas, como as disputas territoriais na China. Outras, no entanto, podem ficar mais acirradas, como a relação entre Estados Unidos e Rússia. Ele ainda fala sobre as guerras econômica e política em torno do 5G e faz projeções sobre o governo de Joe Biden, empossado presidente norte-americano em janeiro.

Veja a matéria da Exame na íntegra: Vacina contra o covid-19 vai mudar a geopolítica, diz cientista político

Assista à entrevista completa: Biden vê no multilateralismo a forma de o Estados Unidos liderarem o mundo