fev 19, 2021

Lygia Pereira da Veiga – EXAME

A entrevista da cientista Lygia Pereira da Veiga ao UM BRASIL, da FecomercioSP, foi destacada pela edição online da revista Exame, com foco nas críticas que a chefe do projeto DNA do Brasil fez ao canal sobre a falta de recursos e investimentos de longo prazo na ciência brasileira. A reportagem engrossa o discurso da cientista:

“Lygia não está errada. O Brasil realmente um momento crítico na ciência. Para 2021, o governo federal aprovou uma previsão orçamentária de 2,7 bilhões de reais destinada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O valor anual é 34% menor do que o disponibilizado em 2020 (3,6 bilhões de reais) e que já havia caído 15% ante o ano retrasado”, diz um trecho do texto.

Na conversa com Sabine Righetti, Lygia também apresenta resultados inéditos sobre as pesquisas do DNA do Brasil, como a assimetria de DNAs maternos e paternos no Brasil (pais europeus, mães indígenas e africanas) e a forma como os dados genéticos apresentam a miscigenação brasileira, mapeando até quais populações africanas e nativas (do passado e do presente) existem no mapa genético do brasileiro atual.

Para ler a matéria da Exame na íntegra, clique aqui.

Para assistir a entrevista de Lygia da Veiga Pereira ao UM BRASIL, clique aqui.