Fechar

fev 14, 2022

Heron do Carmo – EXAME

Após fechar o ano de 2021 com alta de 10%, a inflação não cairá no Brasil até pelo menos o mês de abril. A afirmação é do economista Heron do Carmo, professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), em entrevista ao Canal UM BRASIL, iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Segundo o especialista, a notícia é ruim, sobretudo levando-se em conta que o Banco Central (Bacen) tem aumentado a taxa básica de juros seguidamente desde, pelo menos, a metade do ano passado. A análise foi destaque no portal da revista Exame.

“Sempre que a inflação fica elevada, os salários perdem poder de compra”, afirma do Carmo na entrevista, em trecho destacado pela publicação.

Na conversa, conduzida pelo cientista político Humberto Dantas, o professor ainda aborda como a inflação é um fenômeno comum da economia brasileira – inclusive, muitos governos toparam conviver com ele, em vez de atuar para brecá-lo. Na avaliação de do Carmo, a questão sempre foi muito mais de impedir que os preços subissem muito rapidamente do que interromper de forma definitiva a inflação como parte dos processos econômicos.

Revista EXAME: Não teremos queda da inflação no começo deste ano, diz economista

Veja a entrevista no Canal UM BRASIL: No Brasil de eleições diretas, inflação controlada é sucesso político | Heron do Carmo

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!