Soraya Smaili é reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina (EPM) da mesma instituição. Também é mestre em Farmacologia pela EPM/Unifesp e graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP).
Nos Estados Unidos, realizou dois estágios de pesquisa em nível de pós-doutorado nas instituições Thomas Jefferson University e National Institutes of Health (NIH).
Desenvolve pesquisas nas áreas de neurociência e morte celular, área em que é autora de diversos artigos e capítulos de livros.
Desde 2000, coordena o Laboratório de Sinalização de Cálcio e Morte Celular e o Laboratório Multiusuário de Microscopia Confocal da EPM/Unifesp. Também é integrante do Comitê Diretor da Sociedade Internacional de Morte Celular (International Cell Death Society – ICDS).
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Soraya Smaili conversa sobre investimentos em ciência e tecnologia, ensino público, ensino superior, fuga de cérebros do País e crises de saúde pública. A entrevista foi publicada em 25 de maio de 2018.
De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”
ver em detalhesSegundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhesNa opinião de Manoel Fernandes, sócio da Bites, política e internet caminham lado a lado no País desde junho de 2013
ver em detalhes