Diplomata de carreira do Itamaraty, comandou a embaixada brasileira nos Estados Unidos entre 2016 e 2019. Já esteve à frente da embaixada em Washington em 1984 e em 1992.
Atua no Ministério das Relações Exteriores desde 1971, sendo responsável, também, pelas embaixadas do Brasil no Reino Unido e na França.
Presidente emérito do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC).
Conselheiro da Felsberg Advogados.
Entre 2001 e 2003, esteve no comando do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Foi porta-voz da presidência durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1999.
Foi professor-assistente de Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB).
Formado em Direito e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Diplomado em Estudos Especializados em Ciência Política (DESS) pela Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne, na França.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, em fevereiro de 2021, Sérgio Amaral analisa como o governo dos Estados Unidos, sob o comando de Joe Biden, impacta o cenário global e as relações norte-americanas com o Brasil; avalia as atuais questões políticas e diplomáticas que contornam a relação entre o Brasil e a China; e explica o que está levando o Brasil a perder o protagonismo nas decisões multilaterais, bem como quais são os custos da atual política externa ao País.
Internacional
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes
Internacional
Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder
ver em detalhes
Economia e Negócios
Para Fernando Senise, sócio-executivo do escritório de advocacia Brasil Salomão, o país europeu é destino natural de quem procura a internacionalização
ver em detalhes