Paulo Tafner é especialista em Previdência Social, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP) e professor da Universidade Cândido Mendes. Trabalhou como pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde foi coordenador do grupo de estudos da Previdenciários e editor da publicação “Brasil: o Estado de uma Nação”. Ainda foi subsecretário da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro entre 2010 e 2014.
Atuou também como diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e como superintendente de Estudos, Pesquisa e Capacitação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). É economista, doutor em Ciência Política e coautor de Demografia: uma ameaça invisível – o dilema previdenciário que o Brasil se recusa a encarar (Elsevier, 2010).
UM BRASIL
Tafner concedeu entrevista ao UM BRASIL no dia 9 de março de 2018 e abordou o déficit previdenciário brasileiro. O pesquisador da Fipe e do Ipea explicou, entre outros pontos, que a mudança previdenciária é necessária para o País em âmbito nacional e regional em razão das diferenças existentes quanto à questão da Previdência entre a União e os Estados e municípios.
De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”
ver em detalhesSegundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhesNa opinião de Manoel Fernandes, sócio da Bites, política e internet caminham lado a lado no País desde junho de 2013
ver em detalhes