UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

João Bilhim

  • COMPARTILHAR

Professor visitante da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública (FACE) da Universidade de Brasília (UnB) desde 2016.

Pesquisador responsável pelo projeto Do governo à Governança, no Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa, em Portugal. Presidiu o Conselho Diretivo do instituto entre 2005 e 2012, bem como coordenou o seu Departamento de Administração Pública entre 2005 e 2016.

Entre 2012 e 2016, presidiu a entidade administrativa independente da Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (CReSAP), em Portugal.

Doutor em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Técnica de Lisboa (atual Universidade de Lisboa). Mestre em Antropologia. O seu campo de atuação concentra temas como Administração Pública e Gestão de Recursos Humanos.

UM BRASIL

Em entrevista ao canal UM BRASIL, em novembro de 2020, Bilhim narra as lições de uma empreitada pela reforma administrativa em Portugal, que teve um início concreto em 2008, mas que foi resultado de um esforço de vários anos de debates e de mudanças culturais na sociedade. Ele avalia como um Estado moderno, que abra espaço ao setor privado, pode mudar as características da gestão pública brasileira.

Crédito da foto: CReSAP

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Sem conhecimento científico, os recursos naturais não viram riqueza

Professor Marco Antônio Silva Lima, da Uepa, fala dos desafios econômicos e sociais da Amazônia

ver em detalhes
Entrevista

Bioeconomia desafia cultura das commodities no Brasil

Joanna Martins, sócia-fundadora da Manioca e diretora-executiva do Instituto Paulo Martins, defende que o País deve aprender a transformar recursos em valor

ver em detalhes
Entrevista

Os legados histórico e cultural de D. Pedro II

Historiador Leandro Garcia comenta relação do imperador com a literatura e critica atraso no processo de abolição

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.