UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Isabel Corrêa da Silva

  • COMPARTILHAR

Isabel Corrêa da Silva é historiadora e investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa.

Também é coordenadora do Programa de Doutoramento em História do ICS e membra da Comissão Científica do Mestrado em Estudos Brasileiros.

Doutora em História pela Universidade de Lisboa, dedica-se a pesquisar a cultura política do Brasil e de Portugal no século 19, com destaque para as relações políticas, culturais e sociais luso-brasileiras após a independência do país sul-americano.

É autora de O espelho fraterno: o Brasil e o republicanismo português na transição para o século XX e A monarquia constitucional dos Braganças em Portugal e no Brasil (1822-1910).

UM BRASIL

Em debate promovido pelo UM BRASIL, ao lado da historiadora Heloisa Starling – pela ocasião do bicentenário da independência do Brasil –, Isabel Corrêa da Silva aponta como as mulheres foram excluídas dos registros históricos sobre a emancipação brasileira. Além disso, comenta as relações de poder mantidas por Dom Pedro I nos dois países, mesmo após a desvinculação de ambas as nações. O debate foi ao ar no dia 9 de setembro de 2022.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil precisa se conscientizar sobre a necessidade de reformas para destravar a economia

Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’

ver em detalhes
Internacional

Crise institucional leva ao surgimento de líderes autoritários ao redor do mundo 

Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global

ver em detalhes
Internacional

Formação política é fundamental para renovar a democracia

Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.